domingo, 29 de novembro de 2009

Dia da Consciência Negra

Desfile Mesmo com o fim da escravidão no Brasil, os indivíduos negros foram marginalizados e socialmente tratado c/ inferiores, tendo sua mentalidade desvalorizada frente à racionalidade ocidental e sua religiosidade denomizada pelas religiões cristã. A luta por condições igualitárias de vida intensificou-se de maneira que a comunidade afro-descendente se uniu em torno de uma identidade negra e de ações afirmativas promovidas no sentido de reparar este segmento social dos danos historicamente sofridos. Atualmente, o movimento negro encontra-se fortemente estruturado, sendo amplamente apoiado por intelectuais de diferente etnias e por diversos grupos político-sociais.
As questões da plena inserção social,do combate ao preconceito e à discriminação e a construção de um olhar positivo sobre a história e cultura africanas, são tratadas como urgentes demanda sociais, a respeito das quais o Estado brasileiro vem empreendendo políticas como o programa de cotas p/ o negro nas universidades e a implementação da lei 10.639/2003 na Rede Básica e Superior de ensino. Por meio de ações como estas que constituem conquistas tanto do movimento negro brasileiro quanto de diversos grupos e indivíduos que debatem a referida problemática , é que se pretende formar uma nova sociedade,atenta à diversidade cultural e étnica do povo que a compõe.
Coreografia











Portanto foi trabalhado diversas atividades dentro da cultura Afr0-brasileira , onde o foco maior foi A luta pelo fim da escravidão e pela liberdade, tratada no cotidiano. Luta que permanece e se renova nos dias atuais com a busca de dignidade e qualidade de vida, por direito de oportunidade iguais.

0 comentários:

Postar um comentário