sexta-feira, 25 de março de 2011

 

quarta-feira, 23 de março de 2011

Elaboração do Plano de Ação para sanar as dificuldades dos alunos


No dia 15 de março de 2011, no LIE, foi realizado o II trabalho coletivo de 2011. Tivemos a presença de pais, alunos, funcionários e a subsecretária Dânia, nos turnos matutino e noturno, com a pauta: Elaboração do Plano de Ação específico para sanar as dificuldades dos alunos. Ficou esclarecido que as maiores dificuldades dos alunos são na leitura e interpretação, falta de raciocínio devido ao desinteresse dos educandos.
Soluções propostas pelos professores, pais e alunos:
    -Atividades envolvendo raciocínio lógicos tais como: dama, dominó, geoplano etc.
    -Avaliações com dinâmicas e escritas no fechamento dos conteúdos.
    -Leitura da matemática dentro das aulas antes das resoluções dos cálculos.
    -Ler um fragmento ou texto a cada aula além da leitura de um livro a cada bimestre.
    -Uso de jogos no computador para fixar a tabuada.
    -Produzir textos, digitá-los e fazer correções.
    -Palestras motivacionais.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Grupo de Capoeira Arte Secular de Alto Horizonte

   A comunidade escolar do Colégio Estadual João Gonçalves Filho, tiveram o prazer de receber o professor de Capoeira Ronaldo Alves Gabriel e seus alunos. Eles proporcionaram durante o recreio no período noturno, uma agradável apresentação de Capoeira.
   A apresentação teve o intuito de oferecer um momento de interação e inclusão social para que os alunos possam gradativamente apropriarem-se de conhecimentos, cultura e valores considerados fundamentais na sociedade.



    sexta-feira, 4 de março de 2011

    Dia Internacional da Mulher

     Mulher
           "Frases, palavras, pensamentos, como definir mulher em uma única palavra se mulher é mãe, é amiga, é amante, é esposa, é filha, é querida, mulher... nem todas as palavras do mundo poderiam definir suas qualidades."

    Para você, Mulher tão especial...

    Feliz Dia Internacional da Mulher!

    quinta-feira, 3 de março de 2011

    Projeto Carnaval


             O Projeto Carnaval foi desenvolvido com o objetivo de ampliar o conhecimento dos educandos sobre o Carnaval no Brasil, levando em consideração suas influências, fazendo um paralelo desde os antigos carnavais até os dias atuais. Uma vez que os mesmos foram orientados sobre a responsabilidade e cuidados que deverão ter ao participar da maior festa popular do Brasil. 
              Os educadores promoveram o diálogo reflexivo, no qual, foi trabalhado de forma interdisciplinar, levando os educandos a realizarem pesquisas na internet e também na biblioteca escolar, através de leituras de textos informativos, traduções de machinhas carnavalescas para o Inglês e Espanhol, onde os alunos confeccionaram murais e cartazes com textos sobre escolas de samba do Rio de Janeiro e são Paulo, e na oportunidade foram construídos gráficos e tabelas de acordo com os resultados de 2010.
              Para finalizar o projeto, houve uma palestra de um profissional da saúde (enfermeira Ada Cristina) para orientar a prevenção das DSTs. A seguir, foi trabalhado slides, valorizando o carnaval do município. Os alunos socializaram oralmente e  confeccionaram máscaras carnavalescas.